O Apatossauro era herbívoro e quadrúpede e media até 23 metros de comprimento, 10 metros de altura e pesava em torno de 35 toneladas. Os fósseis deste dinossauro foram encontrado na América do Norte e somente foi nomeado em 1877 por Othniel Charles Marsh. Após seu descobrimento, o apatossauro foi considerado o maior dos animais terrestres que já viveram sobre a terra. Mais ainda que várias pesquisas e escavações demonstraram a existência de espécies muito maiores, superando o apatossauro em tamanho e peso. Algumas delas, como o Argentinosaurus, que viveram na América do Sul.
Seus pés eram grandes e amplos, como de um elefante, para sustentar seu exagerado peso.As patas fronteiras tinham uma enorme garra, com o objetivo de chutar predadores.Sua cabeça era pequena, porém, seu pescoço era largo e forte,e sua dentição era fraca e não mastigava as plantas e folhas que pegava, engolindo-as inteiras.Viviam em manadas, os mais velhos e novos ficavam no centro para serem protegidos pelos mais fortes e ágeis.
Os Apatossauros cresciam rapidamente, arqueólogos e paleontólogos estimam que aos 10 anos o dinossauro teria já um tamanho quase adulto, e aos 20, pesavam 20 toneladas, que viviam em média de 30 anos, mas já foram encontrados fósseis que dizem ter mais de 70 anos de vida do animal.
Taxonomia:
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Reptilia
- Superordem: Dinosauria
- Ordem: Saurichia
- Subordem: Sauropodomorpha
- Infraordem: Sauropoda
- Família: Diplodocidae
- Gênero: Apatosaurus
- Espécies Conhecidas: A. ajax, A. excelsus, A. louisaeA. parvus.
Por: Alexander Supertramp
Nenhum comentário:
Postar um comentário