quinta-feira, 19 de novembro de 2015

DinoCatalog: Oviraptor

O Oviraptor cujo nome vem do latim e significa "Ladão de Ovos",foi um dinossauro onívoro e bípede que viveu durante o período Cretáceo há, aproximadamente 144 a 66 milhões de anos atrás. Media em torno de 2 metros de comprimento, 1 metro de altura e pesava em torno de 35 quilogramas. Foi descoberto no Sul da Mongólia, na mesma região em que viveu o protocerátopo. Uma região peculiar pois nela havia mais dinossauros carnívoros do que herbívoros, o que é muito incomum, pois na mesma não havia desequilíbrio alimentar.
Ao contrário da maioria dos carnívoros de seu tempo o oviraptor não se alimentava de carniça ou caçava animais, ao invés disso comia ovos de dinossauro e menos provavelmente moluscos. O primeiro indício de que o oviraptor se alimentava de ovos vem do seu maxilar, um bico super-desenvolvido com espigões ósseos adaptados perfeitamente para quebrar ovos, onde dois pequenos dentes que se encontravam no céu da boca dele, se enquadra perfeitamente como um "quebrador de ovos". O segundo indício veio da descoberta de um ninho de dinossauro próximo a um esqueleto de oviraptor, apesar de haver indícios em pesquisas recentes que o ninho de dinossauro que foi encontrado ao lado dele fosse dele mesmo e não de outro dinossauro.
O tamanho dooviraptor comparado com o do humano
O oviraptor possuía braços fortes, garras curvas e uma longa cauda. Mas a característica mais impressionante é a crista que ele possuía na cabeça, provavelmente usada para abrir caminho na vegetação mais densa ou em disputas entre os machos.




Taxonomia:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Reptilia
  • Superordem: Dinosauria
  • Ordem: Saurischia
  • Subordem: Theropoda
  • Infraordem: Tetanurae
  • Família: Oviraptorsauria
  • Gênero: Oviraptoridae
  • Espécies Conhecidas: O. mongoliensis, O. philoceratops





    Por: Alexander Supertramp
    Fontes: Wikipedia & avph.com.br

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Posters Jurássic World






DinoCatalog: Carnotauro

O Carnotauro cujo nome significa "Touro Carnívoro" como o nome já diz, foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período Cretáceo, principalmente na região que é hoje a América do Sul. Ele também foi nomeado "Lagarto de Abel" quando em 1985 os paleontólogos argentinos (José Bonaparte e Fernando Novas) descobriram que ele era um carnívoro com o crânio diferente de todos os outros carnívoros que já haviam sido descobertos. O chamaram de Abelisaurus que significa "Lagarto de Abel".
O carnotauro foi um grande predador, media em torno de 7,6 metros de comprimento e 3 de altura, pesava em torno de uma tonelada. Foi descoberto por um paleontólogo em Chubut, na Argentina e no Brasil.
Várias características do carnotauro chamam a atenção dos cientistas. Embora fosse carnívoro, foi observado nele uma característica comum apenas em herbívoros, a presença de pequenos chifres, acredita-se que eles eram usados em lutas com indivíduos da mesma espécie, já que são pequenos demais para terem sido usados na caça. Outras características impressionantes eram os pequenos olhos apontados para frente e os ossos da coluna com projeções em forma de asa. O focinho maciço sugere órgãos olfativos grandes e olfato apurado.
A região em que o carnotauro foi encontrado era habitada por um dinossauro herbívoro saurópodo chamado chubutissauro, cerca de três vezes menor em comprimento. Acredita-se que o chubutissauro fosse a principal presa do carnotauro.

Taxonomia:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Reptilia
  • Superordem: Dinosauria
  • Ordem: Saurischia
  • Subordem: Theropoda
  • Infraordem: Tetanurae
  • Família: Abelisauridae
  • Gênero: Carnotaurus
  • Espécies Conhecidas: Carnotaurus Sastrei





    Por: Alexander Supertramp






Duvidas Respondidas !!!

Quantos tipos de dinossauros existiram?700 espécies de dinossauros foram nomeadas. Mas os cientistas acreditam que ainda serão descobertas 800 espécies de dinossauros.

Como são nomeados os dinossauros?- O nome de um dinossauro pode estar relacionado a alguma característica física marcante. Ex: Triceratops
 - Ao local onde foi encontrado.
Ex: Argentinosaurus
- Ou ao nome do responsável pela descoberta. Ex: Herrerassaurus

Como os dinossauros se comunicavam?
Os cientistas acreditam que eles se comunicavam através de sons e movimentos.
Exemplo: os dinossauros que viviam em florestas emitiam sons agudos que atravessavam as árvores.
Exemplo de movimento:  os dinossauros batiam a pata no chão, ou então balançavam a cabeça.

Quem encontrou milhares de ovos de dinossauros?
Um grupo de cientistas americanos e argentinos, em 1997, encontrou ovos de titanossauros.

Os dinossauros têm sangue quente ou frio?
A discussão entre os cientistas continua. Alguns dinossauros têm sangue quente como os mamíferos e outros têm sangue frio como os répteis. Dinossauros ágeis como o Deinonychus, indicam um modo de vida de sangue quente. Também foram encontrados alguns dinossauros que tinham penas e apenas animais de sangue quente precisariam ter este tipo de proteção. Por outro lado, dinossauros como o Stegosaurus, tinha placas nas costas, capazes de absorver o calor do sol, o que indica que eles tinham sangue frio.

O Maior Dinossauro
Argentinossauro que pesava 49 toneladas.
O Maior comedor de Carne
Theropods Giganotossaurus (lagarto gigante) e Carcharodontossaurus (lagarto com dentes de tubarão) Eles mediam aproximadamente 14 metros.
O Mais Cabeçudo
Incluindo sua cabeça o Torossaurus media 2,8 metros de comprimento, é maior que um carro Sedan.
O Mais Pescoçudo
Mamenchissaurus. Seu pescoço media mais de 9,8 metros, ou seja, quase metade do seu corpo era o pescoço.
O Menor Cérebro
Stegossaurus. Seu cérebro pesava 70 gramas e era do tamanho de uma noz.
O Maior Nome de DinossauroMicropachycephalossauros.
O Menor de Dinossauro
Minmi.

- Iguanodonte é um dos dinossauros mais comuns. Num mesmo lugar, entre 1878 e 1881, em uma mina na Bélgica, foram encontrados mais de 39 esqueletos de Iguanodontes.

- Um dos mais raros dinossauros conhecidos é o Baryonyx. Apenas uma espécie foi encontrada. Ele tinha um polegar que media 30 centímetros em uma das garras.

- Fósseis de dinossauros foram descobertos nas rochas do período Triássico. Um dos primeiros dinossauros pode ter sido os Eoraptor, que foi descoberto na Argentina em 1991. O nome significa “lagarto precoce”, pois esse carnívoro viveu cerca de 228 milhões de anos atrás, no início da era dos dinossauros.

- Foram encontrados restos de dinossauros em Madagascar, na África, que podem ser mais velhos do que o Eoraptor, com cerca de 234 milhões de anos. No entanto, os restos estão em más condições e os cientistas ainda estão debatendo a descoberta.

- O primeiro dinossauro carnívoro encontrado foi o Piatnitzkysaurus, no período Jurássico.

- O nome do primeiro dinossauro foi do carnívoro Megalosaurus, em 1824.

- O nome Ornithomimid significa “pássaro que imita réptil” porque os cientistas acreditavam que eles tinham a estrutura de uma ave de longas patas, como as avestruzes.

- Durante muitos anos, tudo o que os cientistas conheciam sobre o Troodon era um dente. O nome “troodontid” significa “ferimento no dente”.

- Troodon, é o mais conhecido troodontid. Ele tinha grandes olhos e um cérebro relativamente grande para o tamanho do seu corpo, dando uma reputação de ser um dos mais inteligentes dinossauros e um bem sucedido caçador. Os cientistas se basearam nessa teoria e analisaram a semelhança entre o cérebro e o canal do nervo ótico para estudar os fósseis dessas modernas criaturas predatórias.

- Fósseis de troodontid são raros, pois seus finos ossos são de difícil preservação.

- Dromaeosaurid significa “lagarto predador”. Esses pequenos e agressivos caçadores eram rápidos e fatais com suas garras enormes e afiadas.

- No deserto de Gobi, na Mongólia, foram encontrados muitos fósseis do pequeno herbívoro Protoceratops, que os paleontologistas chamaram de “ovelhas de Gobi”.

- Emaranhados de fósseis encontrados no deserto de Gobi, em 1971, mostra um Protoceratops e um Velociraptor lutando. O Velociraptor tinha agarrado o focinho do Herbívoro, enquanto chutava sua garganta. O Protoceratops tinha agarrado o adversário com seu resistente bico. Os animais podem ter morrido por suas feridas ou por uma queda na areia nas proximidades de uma duna.

- Coprolites – estrume fóssil – contém os restos do que dinossauros comeram, tais como fragmentos ósseos, peixes e restos de plantas.

- Um ovo de dinossauro só pode ser identificado se o embrião for preservado. Isso só foi possível com: Troodon, Hypacrosaurus, Maiasaura, Oviraptor e recentemente o Titanosauro.

- O primeiro esqueleto completo de Titanosauro foi encontrado em Madagascar em julho de 2001. Titanosauros cresceram cerca de 15 metros de comprimento, mas seus ossos eram relativamente leves, então alguns resistiram.

- Durante muitos anos, o Tiranosauro teve a reputação de ser o maior carnívoro, mas eles perderam esse título em 1993 quando um dinossauro carnívoro ainda maior foi encontrado no sul da Argentina. Era o Giganotosaurus Carolinii.

- Acredita-se que os Giganotosaurus tinham o peso de 125 pessoas e uma cabeça duas vezes maior que a de um Allosaurus.

- Pegadas de dinossauros são mais comuns do que ossos de dinossauro. Eles geralmente recebem o nome dos próprios cientistas porque é difícil dizer por qual animal específico as pegadas foram feitas.

- Poucas trilhas de dinossauros mostram as marcas de uma cauda, o que sugere que os dinossauros caminharam com suas caudas levantadas do chão.




   Por: Alexander Supertramp

DinoCatalog: Dilofossauro

         O Dilofossauro cujo nome significa "Lagarto com duas cristas",viveu no inicio do período  Jurássico há,aproximadamente,208 milhões de anos atrás, foi descoberto em 1942 no norte do Arizona - EUA e logo foi registrado como terópode por causa de seus pequenos e afiados dentes, que se assemelham com os de um crocodilo, porém tinha o maxilar estreito e fraco, e assim usava as mãos para pegar e rasgar as presas.Sua principal característica eram as duas cristas que ia da ponta de seu nariz até o crânio, formando um "V" na cabeça do animal.Ninguém sabe exatamente o proposito das cristas, mas cientistas acreditam que era para impressionar as fêmeas ou intimidar o inimigo. Media em torno de 6 metros de comprimento, 2 metros de altura e pesava cerca de 500 quilogramas.
Essa espécie apareceu no primeiro filme da série Jurassic Park, quando o personagem de Wayne Knight (Dennis Nedry) é atacado após um acidente enquanto tentava fugir da ilha Nublar. Ao contrário do que é mostrado no filme, não há evidências de que este animal era capaz de cuspir veneno em suas vítimas, e muito menos, que abrisse uma gola como a do lagarto-dragão-australiano. O dilofossauro tinha o mesmo tamanho aproximado de um Megaraptor, mas provavelmente bem menos inteligente; pois o dilofossauro provavelmente caçava sozinho, e o Megaraptor em bandos, o que fazia da caça dos Megaraptors mais bem sucedida.

Taxonomia: 

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Reptilia
  • Superordem: Dinosauria
  • Ordem: Saurichia
  • Subordem: Theropoda
  • Infraordem: Ceratosauria
  • Família: Ceratosauridae
  • Gênero: Diliphosaurus
  • Espécies Conhecidas: Dilophosaurus wetherlli



   Por: Alexander Supertramp

terça-feira, 17 de novembro de 2015

DinoCatalog: Apatossauro

O Apatossauro (Apatossaurus Ajax) cujo nome significa "lagarto falso" ou "lagarto enganoso" e Ajax faz referência da a mitologia grega com "Ajax, o Grande". Essa espécie viveu há, aproximadamente, 154 e 150 milhões de anos atrás, durante o Período Jurássico, na América do Norte.
O Apatossauro era herbívoro e quadrúpede e media até 23 metros de comprimento, 10 metros de altura e pesava em torno de 35 toneladas. Os fósseis deste dinossauro foram encontrado na América do Norte e somente foi nomeado em 1877 por Othniel Charles MarshApós seu descobrimento, o apatossauro foi considerado o maior dos animais terrestres que já viveram sobre a terra. Mais ainda que várias pesquisas e escavações demonstraram a existência de espécies muito maiores, superando o apatossauro em tamanho e peso. Algumas delas, como o Argentinosaurus, que viveram na América do Sul.
Seus pés eram grandes e amplos, como de um elefante, para sustentar seu exagerado peso.As patas fronteiras tinham uma enorme garra, com o objetivo de chutar predadores.Sua cabeça era pequena, porém, seu pescoço era largo e forte,e sua dentição era fraca e não mastigava as plantas e folhas que pegava, engolindo-as inteiras.Viviam em manadas, os mais velhos e novos ficavam no centro para serem protegidos pelos mais fortes e ágeis. 
Os Apatossauros cresciam rapidamente, arqueólogos e paleontólogos estimam que aos 10 anos o dinossauro teria já um tamanho quase adulto, e aos 20, pesavam 20 toneladas, que viviam em média de 30 anos, mas já foram encontrados fósseis que dizem ter mais de 70 anos de vida do animal.

Taxonomia:


  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Reptilia
  • Superordem: Dinosauria
  • Ordem: Saurichia
  • Subordem: Sauropodomorpha 
  • Infraordem: Sauropoda
  • Família: Diplodocidae
  • Gênero: Apatosaurus
  • Espécies Conhecidas: A. ajaxA. excelsusA. louisaeA. parvus.






   Por: Alexander Supertramp

DinoCatalog: Galimimo

O Galimimo (Gallimimus bullatos, do latim "imitação de galinha") foi uma espécie de dinossauro onívoro e bípede que viveu durante o Cretáceo Superior ha, aproximadamente 70 milhões de anos atrás. Media em torno de 6 metros de comprimento, 3 metros de altura e pesava cerca de 150 kg.O Galimimo viveu na Europa e leste da Ásia, foi encontrado na Mongólia. Sua alimentação era bastante variada, se alimentava de plantas, ovos, pequenos mamíferos e insetos.Pensava-se que eram herbívoros mas agora crê-se que eram omnívoros (que se alimentavam de vegetais e carne), sendo as suas garras bons utensílios para capturar insetos e pequenos répteis.
Seu nome significa "imitação de galinha" devido ao formato de seu corpo e também porque corria como uma avestruz.Era o maior dos "dinossauros-avestruz". A velocidade desse animal é estipulada através de uma combinação de duas coisas: a primeira vem da estrutura do esqueleto e a segunda, da velocidade e estilo dos avestruzes. Os galimimos corriam entre 35 e 70 km/h, (sua velocidade é "calculada" com a distância e profundidade de suas pegadas).
A sua cabeça era pequena e tinha um bico achatado e sem dentes. Possuía olhos grandes, logo teria sem dúvida uma boa visão. O seu corpo era pequeno e compacto e o pescoço pequeno e flexível e colocava a sua cauda na horizontal para ter equilíbrio quando corria. As suas patas anteriores tinham três dedos com garras pontiagudas e as longas patas posteriores também acabavam em garras.
Taxonomia:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordada
  • Classe: Reptilia
  • Superordem: Dinosauria
  • Ordem: Saurichia
  • Subordem: Theropoda
  • Infraordem: Tetanurae
  • Família: Ornithomimidae
  • Gênero: Gallimimus






     Por: Alexander Supertramp

DinoCatalog: Parassaurolofo

O Parassaurolofo ("lagarto com cristas paralelas" ou paralelo ao Saurolophus) apelidado de "Bico de Pato".Foi um herbívoros e semi-quadrúpede que media em torno de 10 metros de comprimento, 5 metros de altura e pesava aproximadamente 2,5 toneladas. A sua crista, que é sua principal característica, chegava a medir até incríveis 1,5 metros de comprimento partindo do nariz, segundo alguns cientistas essa crista era usada para emitir sons, provavelmente quando era necessário alertar o bando de que havia predadores por perto.O macho possuía a crista maior provavelmente para chamar a atenção da fêmea. E a fêmea possuía crista menor que a do macho.Os cientistas pensavam que esse dinossauro era semi-aquático, (ou seja, passava a maior parte do tempo na água). Eles pensavam isso só por causa de sua crista, que achavam que ela era usada para a respiração.Viveu na América do Norte ha, aproximadamente, 80 a 74 milhões de anos atras no fim do período Cretáceo.Primeiramente acreditava-se que esse dinossauro vivia em pântanos e terras alagadiças, e só se alimentava de plantas aquáticas
  Embora fossem animais muito grandes, os Parassaurolofos eram consideravelmente indefesos e desprotegidos, não possuíam nenhum tipo de arma ou armadura, como chifres ou pele dura, portanto diante de um predador, a melhor atitude de um Parassaurolofo seria correr ou se esconder. Andavam em bandos, e durante ataque de predadores protegiam seus filhotes no meio da manada durante uma fuga. Andavam apoiados em quatro patas, mas conseguiam apoiar-se nas duas patas traseiras caso fosse necessário, para correr ou alcançar galhos de árvores que estivessem mais altos, usando a cauda como contrapeso. Possuíam um bico duro e desdentado, o que faz deles um dinossauro bico-de-pato, que servia para agarrar as plantas, e para a trituração de alimentos utilizavam sua bateria de dentes, composta por aproximadamente 1000 dentes. São dinossauros famosos, já apareceram várias vezes em filmes, desenhos animados, figurinhas, retratados várias vezes como brinquedos, e etc. Além de um dinossauro famoso, é também um dos mais interessantes.

Taxonomia:


  • Reino : Animalia
  • Filo : Chordata
  • Classe : Reptilia
  • Superordem : Dinosauria
  • Ordem : Ornitischia
  • Subordem : Ornithopoda
  • Infraordem : Iguanodontia
  • Família : Hadrosauridae
  • Gênero : Parasaurolophus
  • Especies Conhecidas: Parasaurolophus walkeri, P. tubicen P. cyrtocristanus




   
   Por: Alexander Supertramp

DinoCatalog: Estegossauro


O Estegossauro ( Stegosaurus Armatus ) que do latim significa "Lagarto Telhado", viveu no centro-oeste da América do Norte, porém, pesquisas mais recentes mostram ossadas do mesmo em Portugal.Viveu no final do período jurássico ha, aproximadamente, 155 a 145 milhões de anos atrás.O primeiro fóssil de estegossauro foi encontrado por Othniel Charles Marsh em 1877 no estado americano do Colorado. Desde então muitos outros fósseis deste mesmo dinossauro foram encontrados, o que leva os estudiosos a crer que havia uma grande população de estegossauros no fim do jurássico. 
Os Estegossauros eram herbívoros e quadrúpedes, possuíam uma dupla fileira de placas ósseas nas costas (por isso o nome de Lagarto Telhado) que atingiam cerca de 80 centímetros de altura. O propósito dessas placas eram fazer a regulação de temperatura corporal do dinossauro.Tinham dentes pequenos e triangulares, porém uma cabeça pequena e alongada, e seu cérebro era um dos menores dos dinossauros.
Sua altura máxima encontrada é de 4 metros com um peso aproximado de 2 a 4 toneladas, contudo, sua velocidade variava de 5 à 15 km/h.
Era predado pelo temido Alossauro - JÁ TEMOS UM DINOCATALOG DELE -.Na ponta de sua calda, existia 4 grandes espinhos, que serviam de proteção contra outros predadores pois ao balança-la, era uma arma mortal.
É um dinossauro muito famoso graças a sua hostil aparência, já apareceu em filmes como a saga de "Jurrasic Park - Incluindo o Jurassic World-" e "King Kong".

Taxonomia:



  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Reptilia
  • Superordem: Dinosauria
  • Ordem: Ornithischia
  • Subordem: Thyreophora
  • Infraordem: Stegosauria
  • Família: Stegosauridae
  • Gênero: Stegosaurus 
  • Espécies Conhecidas: Stegosaurus armatus, Stenops Stegosaurus e Longispinus Stegosaurus.




   Por: Alexander Supertamp

Perguntas e Curiosidades sobre Dinossauros

ATENÇÂO: NEM TODOS SÃO VERÍDICOS


QUAL O MAIOR DINOSSAURO QUE JÁ EXISTIU?
Deve ter sido o Seismosaurus, com 36,5 m de comprimento e 51 toneladas, o peso de nove elefantes.


OVOS DE DINOSSAURO
Esses ovos possuíam uma casca muito dura, que protegia o filhote. Seu interior era um viveiro que permitia ao bebê dinossauro crescer em segurança.


CONFORME O TIPO DO DINOSSAURO A VIDA PODIA SER MAIS LONGA OU MAIS CURTA? 
Os dinossauros maiores provavelmente, viveram mais que os dinossauros menores. Isso porque os pequenos cresciam mais depressa e viviam num ritmo mais rápido.


QUAL O PERÍODO DE VIDA DE UM DINOSSAURO? 
É quase impossível definir exatamente com que idade os dinossauros morriam. Alguns cientistas estão tentando achar o índice de crescimento dos ossos de algumas espécies para vir a definir a sua idade. Acreditam que o Massospondylus, um pequeno dinossauro, viveu entre 30 e 70 anos, o que é quase a vida de um ser humano 


OS DINOS VIVERAM NO MAR?
Os dinossauros não viveram todo o tempo na água, com os golfinhos e as baleias de hoje. Certamente mergulhavam ou nadavam pequenas distâncias com os cavalos. Mas nenhuma espécie viveu exclusivamente na água. Por isso, animais como os plesiosaurus, não eram dinossauros.


QUANTAS ESPÉCIES DE DINOSSAUROS EXISTIRAM?
Até o momento conhece-se mil espécies. As únicas provas vêm dos fósseis e muitas espécies de dinossauros provavelmente não foram preservadas. Por essa razão, não se sabe precisamente quantas espécies existiram.


A ORIGEM DO NOME
A palavra "dinossauro" foi inventada em 1842 pelo professor Richard Owen, estudioso de fósseis na Inglaterra. Ele descobriu que alguns dos maiores fósseis pertenciam a um grupo especial de animais sem nome. Então batizou-os de dinossauros, que significa "lagartos terríveis"


DEDOS PERDIDOS
Nenhum fóssil em bom estado de rabo ou dedos de um Tyrannosaurus rex foi encontrado até hoje. Os dedos com os quais o T rex é normalmente mostrado são baseados nos do Albertosaurus, que era uma espécie bem semelhante.


QUAL O DINO QUE TINHA MAIS DENTES?
O Hadrossauro (dinossauro com bico de pato) era o que tinha mais dentes: 480 em cada arcada, num fabuloso total de 960 dentes, e ainda renováveis. Um ser humano adulto tem apenas 32 dentes. Durante seu tempo de vida, um hadrossauro pode ter tido até 10.000 dentes


O MAIS ANTIGO
Cientistas da Argentina afirmam ter encontrado o mais antigo dinossauro. Chamado Herrerasaurus, teria 230 milhões de anos.


OS DINOSSAUROS HIBERNAVAM?
É muito improvável que os dinossauros hibernassem. Animais como tartarugas e ursos hibernam porque o tempo esfria demais e o alimento fica escasso. Mas o clima na época dos dinossauros era mais quente do que é hoje.



OS DINOSSAUROS TINHAM ORELHAS?
Bem, eles possuíam um conjunto de ossinhos que conduzia os sons do tímpano até as partes do cérebro, onde eles eram detectados. mas não tinham orelhas como as nossas. As "orelhas" dos dinossauros eram pequenos orifícios dos lados da cabeça, na altura de sua junção com o pescoço. o mesmo ocorre com os pássaros e os lagartos.


OS DINOSAUROS TINHAM TROBA?
Alguns dinossauros como o Diplodocus, o Camarasaurus e o Brachiosaurus pareciam ter grandes narinas na ponta do focinho. Os únicos animais de hoje com narinas similares são os elefantes, os leões-marinhos e as antas, todos eles dotados de uma espécies de tromba. Mas não há evidência de que os dinos também tivessem tromba, nem de que precisassem dela.


OS DINOSSAUROS COMIAM FRUTAS?
Alguns grupos, como o ornitomimossauro ("imitador de pássaros") eram desdentados como o avestruzatual, e deviam seguir a mesma dieta, variando de insetos a lagartos e também algumas frutas levas. Outros como pequenos ornitópodes possuíam bico pequeno e estreito talvez usado para colher frutinhas e bagas. Serve como exemplo desse comportamento o Lesothsaurus.


DISPUTA POR SUE
Em 1990, em Dakota do Sul, EUA, surgiu uma polêmica sobre o maior Tyrannosaurus rex já encontrado. Cientistas queriam o esqueleto, mas o dinossauro foi achado em território dos índiso Sioux, que desejavam a posse dos ossos.


ESQUELETO COMPLETO
O esqueleto mais completo de Stegosaurus já encontrado foi desenterrado no sopé das Montanhas Rochosas no Colorado, EUA. Foi preciso um helicóptero militar para retirá-lo da terra.


DINOS VELOZES
Pegadas de dinossauros deixadas na lama indicam a velocidade com que se moviam. Medindo a distância entre as pegadas, peritos calcularam que alguns dinos chegavam a velocidades de até 40 km/h



PATAS QUEBRADAS
Dinossauros também sofriam acidentes, tanto que foram encontrados ossos com sinais de fratura.


TODOS OS RÉPTEIS DESAPARECERAM JUNTO COM OS DINOSSAUROS?
Não, muitos dos répteis que conhecemos hoje já existiam quando os dinossauros desapareceram. É o caso dos lagartos, cobras, tartarugas e crocodilos.



DINOS TINHAM PÊLOS?
Até agora, não há indícios de que os dinossauros tivessem pêlos. Contudo não dá para saber ao certo, já que os pêlos são partes macias, difíceis de fossilizar.



QUANTO DE CARNE O T REX COMIA NUM DIA?
Até certo ponto, isso dependia da fome dele! Contudo, supondo que estivesse faminto e considerando-se o tamanho de sua cabeça e de sua barriga, conclui-se que ele podia consumir até 120 kg de carne numa refeição. Porém, para o Tyrannosaurus rex, uma única refeição podia ser suficiente para mantê-lo por vários dias, até encontrar outra oportunidade de conseguir mais alimentos.


QUE TAMANHO TINHA UM OVO DE DINOSSAURO?
Ovos de dinossauros variavam muito em tamanho. Alguns, como os enconrados perto do esqueleto de um Mussaurus, não passava de 2 ou 3 cm. Outros, como alguns de Hypselosaurus achados no sul da França, mediam 20 cm de comprimento por 16 cm de largura - o dobro do tamanho de um ovo de avestruz.



MONSTROS MARINHOS
Há cerca de 400 milhões de anos, enormes escorpiões, chamados euripterídeos, rondavam os oceanos em busca de animais menores. Alguns desses monstros, como o Pterygotus, cresciam até 2,5 m. Desapareceram antes de os dinossauros surgirem na Terra.



SOBREVIVENTE DE SORTE
Houve vários monstros na história da vida na Terra quando grande número de animais desapareceu. Há cerca de 225 milhões de anos, quando os dinossauros surgiram, mais ou menos 90 por cento das espécies animais se extinguiram.


ESTICANDO O PESCOÇO
O elasmosaurus, gigantesco réptil marinho, tinha um pescoço flexível e comprido, com cerca de 8 m de comprimento, quase metade de seu corpo, composto por cerca de 70 ossos. A girafa, detentora do maior pescoço entre os animais de hoje, possui apenas sete.



UM DINOSSAURO VIVO
Os habitantes dos pântanos do Zaire, na África, afirmam ter visto um dinossauro vivo. Pelas descrições que fizeram, os cientistas acham que se trata de um saurópode como o Astrodon. Mais isso é improvável e os animais vistos deviam ser elefantes, hipopótamos ou mesmo troncos flutuando.



EFEITOS ESPECIAIS
Antes de o cinema contar com os recursos da computação gráfica, utilizados em "Parque dos Dinossauros" muitos filmes foram feitos sobre esses bichos. Alguns usaram réplicas; outros, pessoas fantasiadas; outros ainda, como "Um milhão de anos Antes de Cristo", usaram lagartos vivos, com espigões e couraças colados nas costas. foram tão maltratados que o governo proibiu seu uso em outros filmes




 fonte:http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/curiosidades-sobre-os-dinosauros.html